Assédio Moral no ambiente bancário
Dr. Hector explica sobre essa situação cada vez mais comum no dia a dia do trabalhador bancário
Os avanços das tecnologias fizeram com que os serviços bancários, que antigamente eram manuais, se tornassem executados de forma digital, assim ocorreu uma “mudança” da carreira bancária tendo em vista a implementação de novos e modernos processos no que diz respeito às operações bancárias, suprindo a necessidade de especialistas nas áreas e acarretando uma constante qualificação dos que já trabalham no banco.
A informatização das agências bancárias trouxe várias consequências, como a redução de custo, objetivando o aumento do lucro, a celeridade na execução das operações, além da extinção de milhares de postos de trabalhos, dessa forma, a pressão por cumprimento de metas, o aumento da jornada de trabalho e de horas extras cominaram na existência de um assédio ainda mais latente nas relações bancárias.
Além do excesso de atividades, as agências lotadas, o clima de tensão, as reclamações das chefias e dos clientes e, principalmente, o medo do desemprego, são situações que agora fazem parte do cotidiano do trabalhador bancário o que acarretam desgastes físicos e psicológicos aos trabalhadores.
Somado a isso entra em cena a possibilidade de ganhos salariais através de abonos e vantagens com treinamentos e cursos qualificadores que são indispensáveis para a manutenção do cargo. Porém em sua maioria, estes são feitos no fim de semana, tempo esse que seria de lazer do empregado. Sendo assim, o que seria um estímulo extra para a execução da jornada de trabalho, acaba configurando uma atmosfera hostil no ambiente de trabalho.
Como resultado dos efeitos psicossomáticos da pressão no ambiente de trabalho, doenças físicas e emocionais se tornam parte do dia a dia do trabalhador bancário.
O escritório FRS Advogados atenta a este problema, cada vez mais comum aos trabalhadores bancários, e se coloca a disposição para assessória jurídica na busca por uma reparação além de uma melhor qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.
Comentários