Sabe-se que o setor trabalhista bancário é regido por regulamentos jurídicos específicos, sendo diferenciado de outros setores. Um escritório especializado pode ser fundamental para proteger os direitos dos bancários e avaliar se o desligamento foi realizado em conformidade com as leis trabalhistas, bem como com os regulamentos do setor.

Frequentemente, quando um bancário é demitido, surgem negociações, incluindo acordos de rescisão. Um advogado especializado para representar o bancário, garante que os termos sejam justos e favoráveis. Se a demissão for considerada injusta ou ilegal, o advogado irá assessorar o bancário a iniciar uma ação legal contra o empregador.

Além disso, um advogado especializado tem total conhecimento sobre seus direitos e benefícios, como horas extras, desvio de função, cargo de confiança equivocado, entre outros, que podem fazer toda a diferença na rescisão do contrato de trabalho. 

Por fim, como mencionado, o setor bancário está sujeito a regulamentações específicas. Destacamos alguns cenários que podem resultar em ações trabalhistas devido a possíveis violações de direitos:

- Vínculo de emprego;
- Horas extras;
- Equiparação salarial;
- Adicional de periculosidade/insalubridade;
- Assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho;
- Doenças ocupacionais;
- Desvio/acúmulo de função;
- Reversão de justa causa;
- Intervalo intrajornada, entre outros.

O FRS Advogados é um escritório especializado em Direito Trabalhista Bancário, com mais de 15 anos de experiência na assessoria jurídica de mais de 2.000 bancários e financiários. Estamos à disposição para assessorá-lo.