A duração de um processo trabalhista depende de diversos fatores, por vezes imprevisíveis. Contudo, a prática nos permite prever, considerando o que normalmente ocorre, quanto tempo decorrerá até o desfecho. 

A primeira fase do processo trabalhista é aquela que tramita perante ao juiz do trabalho da localidade onde era prestado o serviço. Nessa etapa as partes expõem suas versões e são produzidas provas, incluindo oitiva de testemunhas e perícias. Esta fase culmina, então, com o juiz prolatando uma sentença. Até chegar a esse estágio, o processo costuma demorar de 6 meses a 2 anos. 

Após a sentença, as partes podem recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho, geralmente de 6 meses a 1 ano após o envio do processo ao Tribunal. 

Depois desta segunda etapa, as partes poderão interpor Recurso de Revista ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, por meio do qual pode ser rediscutida a interpretação legal dada aos fatos apurados, sem rediscussão das provas. 

O julgamento dos Recursos de Revista demora em média entre 1 ano e meio e 3 anos. Após isso, em tese, caberia ainda recurso ao Supremo Tribunal Federal, mas trata-se de expediente que não é frequentemente utilizado. 

Terminados os recursos, tem-se então um decisão definitiva. Inicia-se a fase de liquidação e execução.. Nessa última fase são elaborados cálculos, os quais são analisados e impugnados pelas partes. Normalmente chega-se ao valor final devido em cerca de 2 anos, liberando-se ao credor, antes disso, todos os valores que o Réu entender como incontroversamente devidos. 

Assim, temos uma duração média de um processo trabalhista de entre 4 e 8 anos. A fim de diminuir essa espera, quando atuando em prol do empregado, o FRS Advogados adota como praxe o ingresso com a execução provisória das decisões a partir do final da segunda fase acima descrita. Por meio desse procedimento, são antecipadas as discussões a respeito dos cálculos, de maneira que, quando julgados os Recursos de Revista, é possível, não raro, a total liberação dos créditos do trabalhador.