Você sabe o que é Mobbing?
Dra. Fernanda fala sobre esse tipo de assédio exclusivo do ambiente de trabalho.
Quem nunca ouviu a história de alguém que foi assediado no ambiente de trabalho?
Vivemos em uma sociedade cuja saúde mental é negligenciada. Agora, imagine uma pessoa que trabalha em uma empresa sem uma cultura organizacional forte e que sofre o que chamamos de mobbing.
Há muito se fala em assédio moral, o qual podemos imaginar como um guarda-chuva que abrange todos os tipos de abuso psicológico, tais como o bullying, o mobbing e o stalking.
Mobbing é um subgênero do assédio moral, só que se desenvolve no ambiente de trabalho. Visualiza-se a prática de mobbing quando vários indivíduos no trabalho perseguem só um, a quem chamamos de vítima.
A vítima, na maioria das vezes, não percebe a perseguição. Mas com o tempo começa a se sentir incapaz, incompetente, muitas vezes chegando a desenvolver doenças psiquiátricas e, por consequência, acaba se afastando do trabalho.
Se identificou com essa situação e não sabe o que fazer?
A Lei 9.029/1995 estabelece em seu artigo 1º a proibição da adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade.
Caso haja o desligamento da empresa em decorrência de ato discriminatório, além do direito à reparação pelo dano moral, você tem direito a optar entre: readmissão com ressarcimento integral de todo o período de afastamento, mediante pagamento das remunerações devidas; ou a percepção, em dobro, da remuneração do período de afastamento.
Por isso, fique atento ao seu ambiente de trabalho e a qualquer sinal de discriminação.
Comentários