Bancário, uma profissão em constante evolução e adequação
Uma das profissões mais destacadas no mercado de trabalho precisa ter um profissional atento e preparado para enfrentar o novo cenário tecnológico e competitivo.
Cabe ao Conselho Monetário Nacional exigir cursos e certificações *de todos* os colaboradores de agências bancárias, buscando, assim, disciplinar e uniformizar as práticas do setor.
O aprimoramento deste profissional pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social na região da qual faz parte. Ele se torna um agente transformador e motivador que fomenta e impulsiona a atividade produtiva.
Por meio da negociação coletiva de trabalho, alguns bancários possuem direitos assegurados que lhes dão garantias específicas como, por exemplo, o aviso prévio diferenciado, de 60 a 120 dias, graças ao tempo de vínculo empregatício. Outra conquista reconhecida é a pré-aposentadoria para o bancário que está há 5 anos no Banco e necessita de mais 12 meses de trabalho para completar seu tempo para aposentadoria. Nesse caso, tem-se assegurado o emprego ao informar ao banco a sua condição.
No sentido de tranquilizar e dar garantias à Classe em caso de desligamento sem justa causa, destaque-se o curso de qualificação ou requalificação profissional assumido pelo Banco, sem qualquer ônus aos bancários.
Por fim, a melhor experiência do cliente em relação à instituição financeira passa, sobretudo, pelo atendimento do bancário. A experiência e conhecimento exigidos fazem dele um profissional reconhecido e de valor.
Comentários