Cai em um golpe e passei dinheiro0 pelo pix; imediatamente o que devo fazer?
Antes de efetivar uma transferência via PIX, o aplicativo do banco mostra: nome completo, instituição bancária, CPF ou CNPJ do destinatário – e, em alguns casos, a chave PIX é o próprio CPF do destinatário. Essas informações ficam salvas no comprovante virtual da transação e são essenciais na hora de tentar reaver o seu dinheiro. Caso você tenha caído no golpe, imediatamente deve:
1. Comunicar o banco para o qual o dinheiro foi enviado e pedir o bloqueio da quantia enviada;
2. Avisar o banco no qual você é correntista através do canal de atendimento próprio, como o SAC ou Ouvidoria e solicitar o congelamento dos fundos. Caso o dinheiro ainda esteja na conta, fica mais fácil recuperar o valor transferido.
3. Registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil, detalhando o golpe e apresentando o máximo de provas possíveis, seja prints de conversas, mensagens, imagens de produto ofertado, endereço do site, qualquer informação que possa ajudar a identificar o autor do golpe, seja uma pessoa física ou uma pessoa jurídica;
4. Entregar o B.O (boletim de ocorrência), ao seu banco e ao banco para o qual o valor foi enviado, solicitando o procedimento de ressarcimento, caso ainda seja possível.
O primeiro e segundo passos precisam ser executados rapidamente e podem ser feitos por telefone.
Caso você tenha sido vítima de fraude do PIX e não consiga reaver os valores administrativamente, organize todas as provas que mostram que você foi vítima de um estelionato, como comprovantes de pagamentos, boletim de ocorrência, capturas de tela (prints), registro dos atendimentos e negativa de estornos de valores pelos Bancos. Com isso em mãos, procure um advogado de sua confiança e tire todas as suas dúvidas.
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