Metaverso - Algo como além do universo
Em 2022 o metaverso está se tornando realidade, a união entre o mundo físico e digital já é uma realidade.
No âmbito do poder judiciário, plataformas como balcão virtual, aplicativos para acompanhamento e interação com o judiciário já são as principais ferramentas da rotina dos operadores do direito.
Inevitavelmente, logo estaremos realizando audiências e participando de julgamentos em um ambiente virtual hiper-realista: O METAVERSO. Os Tribunais criarão salas de audiências, pautas de julgamento também ocorrerão nesse formato, com juízes, partes, advogados, todos representados através de seus avatares. Tudo será altamente interativo e realista.
Não podemos desconsiderar o conservadorismo existente no meio jurídico, porém, a pandemia causada pelo Coronavirus acelerou a evolução do formato de trabalho físico para o digital. Hoje o modo virtual e eletrônico já funciona ordinariamente na rotina dos atos judiciais.
Inevitável seguirmos rumo ao novo!
Em maio de 2022 uma experiência jurídica no metaverso ocorreu na justiça do trabalho de Mato Grosso do Sul, quando o projeto piloto foi experenciado pelos profissionais da área jurídica.
Segundo a folha de São Paulo, o projeto piloto foi uma parceria entre a vara de Colíder e a empresa 3D Studio, que criou a versão digital da unidade espelhando a versão do mundo real, do gramado verde da área externa às texturas das poltronas nas salas. Na visita à sala de audiências, os avatares se cruzavam pelo cenário de animação ao redor de uma grande mesa com vários computadores. O resultado desse projeto surpreendeu positivamente quem participou, confirmando o potencial do metaverso no judiciário.
Dessa forma, importante nos mantermos alertas, acompanhando a inovação virtual que vem ocorrendo no âmbito do Direito. O objetivo sempre será atender com responsabilidade e eficiência as demandas jurídicas.
Comentários