O dia da Mulher advogada e a série da Netflix "As leis de Lidia Poet"
Recentemente a plataforma Netflix lançou a série “As leis de Lidia Poet”, inspirada na história da primeira advogada italiana. A advogada Lidia se formou em direito em 1881 e se tornou a primeira mulher a ingressar na Ordem dos Advogados da Itália em 1883. Ela fez importantes contribuições para a implementação do direito penitenciário moderno e ajudou a organizar o primeiro congresso de mulheres italianas.
Já no Brasil, a primeira advogada mulher foi Myrthes Gomes de Campos, e em sua homenagem é comemorado, no dia 15 de dezembro, o Dia da Mulher Advogada. O objetivo da data é fortalecer a luta pela igualdade de direitos para as mulheres advogadas e celebrar as conquistas femininas no campo profissional.
A advogada Myrthes, concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas só em 1906 conseguiu legitimar-se profissionalmente, sendo inscrita no Instituto dos Advogados do Brasil, e somente assim pode atuar como advogada. Ela enfrentou preconceitos e lutou pelos direitos femininos, como o exercício da advocacia pela mulher, o voto feminino e a defesa da emancipação jurídica feminina.
Embora as advogadas Lidia e Myrthes tenham nascido em países diferentes, as semelhanças entre elas são evidentes, ambas foram pioneiras em suas respectivas nações, lutando pelos direitos femininos e enfrentando preconceitos em suas carreiras. Essas mulheres corajosas, deixaram um legado importante para o direito em seus países e são lembradas como símbolos da luta pela igualdade de gênero.
Comentários