Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente durante o mês de outubro, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

      A campanha visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta o por que de olhar com atenção para a sua saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

     O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
     O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

     A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes.

     Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

Sobre o câncer de mama

     O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns em mulheres - Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram os cistos.

 

A importância da mamografia

    Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.


Direitos assegurados às mulheres que venham a ter cancêr de mama

     No Brasil, de acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, representa a maior taxa de óbitos por câncer na população feminina, sendo de 13,22 óbitos por 100.000 mulheres (dados de 2017). Ao longo dos anos, o país vem criando políticas públicas visando amparar e garantir que a população, principalmente as mulheres, tenham todo o necessário para enfrentar a doença, seja por meio da saúde ou de direitos sociais.
     

      Assim, vejamos algumas das garantias legais às mulheres com câncer de mama:

     

      - Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, independente de carência;

     

      - BPC-LOAS à pessoa com deficiência, em caso de ser impossibilitado de prover seu próprio sustento e de ser provido por sua família;

   

       - Reconstrução da mama, podendo ser realizada até mesmo no momento da cirurgia de tratamento à doença;

     

       - Atendimento prioritário junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

   

       - Atendimento domiciliar àquele que necessitar;

   

       - Prisão domiciliar ao beneficiário do regime aberto, podendo se estender ao detento em regime fechado, desde que atenda as condições legais;

   

       - Isenção do Imposto de Renda em aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações;

     

       - Isenção de IPI na compra de veículos;

     

       - Quitação de financiamento, desde que haja cláusula em contrato prevendo tal;

   

        - Passe livre em viagem interestadual, podendo estender-se à viagens municipais e intermunicipais, desde que haja previsão em Lei Orgânica municipal e Lei Estadual;

     

       - Isenção ao pagamento de IPTU, desde que haja previsão em Lei Orgânica municipal.

 

       Ficou com alguma dúvida sobre os seus direitos, procure um advogado de sua confiança. Para saber sobre os cuidados preventivos e diagnósticos da doença procure uma unidade de saúde mais próxima. A luta contra o câncer deve ser exercida por todos, em todas as épocas do ano, sem distinção.