PROPAGANDISTAS E FARMACÊUTICOS
A importância da remuneração justa e do controle de jornada
Os profissionais que atuam como propagandistas de laboratórios farmacêuticos desempenham uma atividade fundamental na divulgação de informações sobre medicamentos, estabelecendo um elo importante entre a indústria farmacêutica, profissionais da saúde e pacientes.
A rotina de visitas e outras atividades ligadas ao exercício da função obrigam o profissional a realizar extensas jornadas de trabalhos. Contudo, por ser caracterizada pelos empregadores como jornada externa, essa categoria não recebe a devida remuneração pelas horas prestadas.
Cumpre mencionar que o simples fato de não possuírem local fixo para desenvolverem suas atividades e não terem controle formal de horário não desobriga a empresa de efetuar o pagamento de horas extras.
A fixação de número mínimo de visitas, roteiros previamente definidos, contatos diários do gestor são considerados meios válidos de controle de jornada.
Seguindo essa estratégia processual temos diversas decisões favoráveis concedendo o pagamento de horas extras aos profissionais propagandistas.
Outro importante direito sonegado desses profissionais é o correto pagamento de suas remunerações variáveis. Políticas de variáveis confusas, fatores subjetivos de avaliação, métricas de apuração alteradas, além de penalizadores, impedem o propagandista de alcançar a totalidade de suas comissões.
Caso tenha alguma dúvida, nossos profissionais estão aptos a prestar toda assessoria, desde a orientação durante o contrato de trabalho até a propositura da ação trabalhista.
Comentários