Softs Skills e Hards Skills
capacidades aliadas ao sucesso corporativo
Assim como o meio social, o ambiente laboral também passa por transformações que ocorrem com extrema rapidez e adaptabilidade às condições e necessidades humanas ou de mercado.
Trazendo o olhar para o viés corporativo, dois conceitos de habilidades tornaram-se indispensáveis: as Hard Skills e Soft Skills.
As Hard Skills são definidas como a capacidade técnica empregada ao desempenhar determinada atividade de trabalho, através de uma metodologia e domínio de conhecimento. Nesta concepção cursos superiores, práticos e de extensão, dentre outras formas de aperfeiçoamento em área especifica, atuam colaborativamente para o título de especialista em sua definição objetiva.
Por outro lado, apresentam-se as Soft Skills que são reconhecidas pelo seu caráter subjetivo e emocional. Tão relevante quanto saber atuar tecnicamente dentro de uma empresa, é a capacidade sócio emocional como interagimos e reagimos às circunstâncias, impactando positiva, ou negativamente, em nossos relacionamentos e engajamento corporativo.
Atualmente, no universo digital , em apenas um dia somos capazes de realizar virtualmente diversas reuniões, projetos e até mesmo deliberar sobre assuntos de extrema relevância, sem ver pessoalmente uma única pessoa.
No formato remoto, para resultados produtivos e consistentes, os indivíduos precisam se manter auto engajados, motivados, resilientes e adaptáveis, não sendo possível, muitas vezes, receber acompanhamento diário e de perto do seu gestor. Diante deste perfil, temos um exemplo inerente às mutações das novas formas de trabalho e a presença inquestionável das Soft Skills.
Portanto, sendo o ambiente corporativo um cenário de transformações constantes e de extrema competitividade, a pró atividade e interesse em desenvolver habilidades sócio emocionais são diferenciais que tornam um profissional completo e difícil de ser substituído.
Por estas razões, desejamos que as Hards Skills e as Softs Skills possam caminhar lado a lado em sua trajetória profissional.
Comentários